A Rede Clarissas Franciscanas, através de suas escolas em Pastoral e inspirado nos ensinamentos de Santa Clara, São Francisco e Madre Serafina, propõe ser instrumento do processo educativo, contribuindo na formação da pessoa humana que seja:
- aberta à transcendência para reconhecer o sentido das coisas, dos outros homens e de Deus em sua vida;
- alguém que valorize a história e a cultura de seu país;
- politizada e atuante;
- idealista, corajosa e sensível na busca de sua identidade;
- preparada para o compromisso de buscar melhores estruturas sociais;
- consciente de seu papel na dimensão planetária e comprometida com a busca de melhor qualidade de vida.
A Rede Clarissas Franciscanas busca a construção de uma sociedade fundamentada nos valores cristãos de solidariedade, liberdade, justiça, fraternidade, partilha, cordialidade e dignidade humana, objetivando garantir que os deveres e direitos sejam respeitados.
Acreditamos que o Reino de Deus começa na promoção de uma sociedade:
- sem preconceitos e discriminação;
- democrática;
- sem excluídos e excludentes;
- em que os avanços tecnológicos favoreçam o conhecimento crítico da realidade histórica;
- que esteja a serviço da vida.
A Rede Clarissas Franciscanas desenvolve sua prática pedagógica à luz da Educação Libertadora, que preconiza a discussão dos temas sociais e políticos como forma de atuação para transformar a realidade política e social. Entende, porém, que não basta ter como conteúdo escolar as questões sociais atuais, sendo necessário que os indivíduos tenham pleno domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades mais amplas para que possam interpretar suas experiências de vida e defender seus direitos de cidadão.
Nessa perspectiva, propõe uma educação direcionada para a formação do espírito crítico e investigativo, além da posse do sentido profundo do que se estuda, tornando-se o estudar uma atitude participativa frente ao mundo.
A Rede Clarissas Franciscanas, desenvolve uma educação:
- aberta, criticamente, aos avanços científicos e às inovações pedagógicas;
- contextualizadadora, problematizadora, dinâmica e criativa, que parte da vida e retorna para a vida;
- que convida o aluno a ser sujeito do próprio conhecimento;
- que considera o conhecimento como um processo que se constrói e reconstrói ao longo da vida e que se realiza em constante interação com o outro.