NOTÍCIAS‎ > ‎

Trabalhando “Atualidade” no Projeto “Cine Pipoca”

postado em 13 de fev de 2015 10:41 por Rede Clarissas Franciscanas   [ 13 de fev de 2015 10:47 atualizado‎(s)‎ ]

Ao desenvolvermos o projeto “Atualidade” com o 9º ano, precisávamos de um filme que abordasse a atuação dos grupos radicais islâmicos. Partilhamos a nossa intenção com o “Cine Pipoca” – outro projeto desenvolvido no CFSA pela Coordenação e pelo Serviço de Psicologia para alunos do 9º ano e do Ensino Médio, que através de filmes, visa estimular e desenvolver a percepção de mundo e do ser humano, fazendo um elo entre os conhecimentos apreendidos e a vivência pessoal e escolar. 

O filme escolhido foi “O Caçador de Pipas” produzido nos Estados Unidos, com direção de Marc Foster, ano 2007.

Baseado no livro do mesmo título do escritor afegão Khaled Hosseini. O filme conta a história de dois garotos afegãos, Amir e Hassan, que têm em comum o gosto por filmes americanos de ação e por pipas. As turbulências politicas e os dramas pessoais levam à separação dos dois amigos. Amin foge com a família e passa a viver nos Estados Unidos, onde se torna um escritor bem sucedido. Anos depois, ele retorna ao Afeganistão, este já sob controle do talibã com o objetivo de corrigir os erros do passado.

O Caçador de Pipas apresenta todas as características culturais do Oriente Médio, especialmente do Afeganistão e do Paquistão em cenas de raríssima beleza, como também o fundamentalismo islâmico que era alvo do nosso estudo. Vale a pena assistir!