ENEM 2018



Nos dias 4 e 11 de novembro milhares de estudantes farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)! Hora esperada por muitos alunos e seus familiares. 
Além de estar munido dos conhecimentos das áreas específicas que foram sendo adquiridos no decorrer do tempo, uma dica essencial para os alunos é controlar a ansiedade. Pode parecer clichê tal dica, mas estar concentrado durante a avaliação e controlar o nervosismo pode garantir bom desempenho ao estudante.

O estudante deve continuar se preparando para o ENEM, estar concentrado e focado, porém não pode ser algo que irá consumir suas energias a ponto de chegar exausto no dia da prova. Então, a sugestão é continuar com o seu cotidiano, tem que estudar, mas também tem que dormir bem, alimentar-se bem e divertir também, pois as atividades de lazer ajudam no relaxamento. Focar não significa que se deve abrir mão de tudo que faz normalmente. 

A figura dos pais é importante neste momento, em especial no controle da ansiedade pré prova. O momento é muito importante, mas vai um alerta aos pais: não pressionem seus filhos por bons resultados. Pressão não ajudará. O que ajudará será vocês acompanharem seus filhos, estar atentos, conversar e, em determinados momentos, permitir que estes jovens possam extravasar seu nervosismo, fazer com que se sintam apoiados. 

Em resumo... 

- Estamos às vésperas do ENEM, logo, estudo aprofundado pode ser um gerador de ansiedade. Priorize REVISAR o conteúdo.
- Distrair-se para descontrair-se. Faça atividades de lazer como assistir filmes, passear com os amigos. Evite atividades arriscadas e exageros. Por exemplo, não jogue futebol se não tem este hábito, pois tem o risco de acidente.
- Não existe uma receita pronta com 100% de eficácia para controlar suas emoções. A sugestão é que encontre suas próprias estratégias para controlar a ansiedade. Devemos ter consciência do que é melhor para nós, pois não existe uma mesma regra para todos. Tem pessoas que se concentram até mascando chicletes, por exemplo, mas para outros, isso vai desconcentrar.
- Mais uma dica para evitar a ansiedade antes da prova é certificar-se do local da prova, calcular o tempo que precisará para deslocar-se . Afinal a tolerância é zero para atrasos!
- Dois dias antes da prova dar preferência para uma alimentação saudável, nada de sair da sua rotina. Evite alimentos gordurosos, receitas diferentes. 
- Beba água!
- Procure dormir bem, leve seu “Kit ENEM” e faça uma ótima prova!

Com carinho,
Lívia Ap. de Oliveira Alves - psicóloga educacional CFSA








Acesse o Site do Enem para maiores informações:
https://enem.inep.gov.br/

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