POP

POP Orientação Profissional
 
 
O contexto do mundo contemporâneo tem provocado na sociedade em geral a necessidade de mudança de conceitos, que consequentemente gera um mudança de comportamento frente a diversidade, cultural, social, política e econômica. Diante desta realidade surge a necessidade de propor e desenvolver um projeto de orientação profissional de caráter mediador, participativo e reflexivo, visando a elaboração de um projeto de vida com nossos educandos, auxiliando no processo de escolha profissional. O momento da definição profissional é gerador de ansiedade e incertezas uma vez que, provavelmente passaremos boa parte de nossas vidas desempenhando atividades profissionais/ocupacionais que dependerão das escolhas que fizemos. Diferentes trabalhos de orientação profissional são oferecidos por instituições e profissionais especializados, sendo que, o diferencial da proposta da Rede Clarissa Franciscana, é perfazer o caminho do autoconhecimento, da inteligência emocional, da percepção do sujeito histórico, transformador protagonista de suas próprias escolhas. Entendemos que estas escolhas demandam análise, planejamento e elaboração de estratégias, e nosso maior desafio é oferecer recursos e possibilidades para que o adolescente/jovem tenha consciência do seu próprio potencial e habilidades fazendo com que suas escolhas sejam mais assertivas. Sendo assim, com o propósito de auxiliar os estudantes desde o 9 ano a 3 série do Ensino Médio a definirem e escolherem com mais consistência a futura profissão, é que propomos este projeto que será realizado nas unidades da rede a partir do segundo semestre de 2017.

 
Coordenação Geral: Ir Amélia Soares
Assessorar os alunos do 9º ano a 3º série do Ensino Médio no processo de autoconhecimento e na construção do seu projeto de vida dialogando com as possibilidades de escolha profissional oferecidas pelo mercado de trabalho. 


Objetivos Específicos: 
  • Ampliar o conhecimento do sujeito sobre si mesmo possibilitando-o ser protagonista de sua própria história; 
  • Discutir os processos que permeiam a escolha profissional bem como os principais fatores que podem influenciar nesta escolha. 
  • Levar os estudantes a refletir sobre questões referentes a escolha com um olhar mais crítico e criativo; 
  • Promover situações para que os estudantes busquem informações sobre as profissões/ocupações favorecendo uma decisão consciente e autêntica; 
  • Incentivar os estudantes na busca das diversidades profissionais bem como as condições de trabalho das profissões escolhidas.

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Colégio Franciscano Santo Antônio. Designed by OddThemes